quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Acervo

O Centro de Memória de Belterra iniciou suas atividades com o recolhimento de documentos textuais do antigo Hospital Henry Ford que estavam guardados na Unidade Mista de Saúde de Belterra, de objetos que estavam nas dependências do antigo hospital, além de outros recolhidos em edificações abandonadas. Este material está em processo de identificação, avaliação e higienização.
Antes da criação do Centro de Memória a documentação era consultada em diferentes locais: Secretarias da Cultura, Turismo, Saúde, SEMINF e nas casas dos próprios moradores de Belterra. Nestes locais o local não oferecia condições para consulta ou guarda apropriada do acervo. A parceria com o Instituto Butantan resultou na criação de acervos de História Oral e recolhimento de outros, como textos, imagens, recortes de jornais e filmes adquiridos junto aos outros parceiros como o Projeto Saúde e Alegria e Instituto Boanerges Sena, em Santarém. A maior parte deste material foi encaminhada para São Paulo, servindo para pesquisa dos pesquisadores do Instituto Butantan. Consulta ao Acervo
A maior parte dos documentos sob nossa guarda encontra-se aberto à consulta, no entanto não é permitido o empréstimo.
Alguns documentos podem ser reproduzidos mediante a assinatura por parte do consulente do Termo de Uso de Acervo, através do qual o pesquisador se compromete a citar o Centro de Memória de Belterra como referência a fontes que forem copiadas.
Pesquisas com acompanhamento técnico devem ser agendadas previamente por telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário